O Instituto Politécnico de Leiria, através do ciTechCare e do CDRSP – Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentável de Produto, em colaboração com a Universidade de Coimbra e as empresas BHOUT, entidade líder deste projeto especializada em soluções automatizadas de logística, e MOLDATA, reconhecida pela sua inovação em estruturas de precisão e maquinagem, estão a desenvolver o projeto MAP02 – Medication Adherence Platform. 

Este projeto é financiado pelo programa PORTUGAL 2030 e encontra-se atualmente em desenvolvimento. O seu objetivo é criar um sistema inteligente de dispensa de medicamentos, uma plataforma de monitorização da adesão terapêutica e uma aplicação de processamento de dados correspondente. 

O MAP02 visa aproximar a indústria do meio académico, criando em conjunto uma solução inovadora que recorre a sensores avançados e a tecnologias como inteligência artificial e aprendizagem automática (machine learning). A solução pretende melhorar a qualidade de vida dos doentes, promover a autonomia na gestão da medicação e reduzir os custos associados aos cuidados de saúde. 

Na prática, o projeto procura facilitar o acompanhamento dos utentes por profissionais de saúde, familiares ou cuidadores, contribuindo assim para uma maior adesão terapêutica, especialmente entre a população idosa ou pessoas com necessidades psicomotoras ou outras condições que tornam a automedicação um desafio diário. 

O projeto terá a duração de 36 meses e está previsto concluir-se em abril de 2028.