A Universidade de Coimbra (UC) é uma instituição pública de ensino superior fundada em 1290. A missão da UC assenta em três pilares: Ensino, Investigação e Transferência de Conhecimento. A UC foi classificada como Património Mundial pela UNESCO em 2013 e detém várias cátedras UNESCO. A UC oferece 46 licenciaturas, 127 mestrados e 77 doutoramentos. Em 2021/2022, foram concluídas 200 teses de doutoramento. A UC integra 12 unidades de investigação e ensino e 38 centros de investigação pura e aplicada, responsáveis pela produção de conhecimento em vários domínios científicos, reunindo cerca de 2100 investigadores. Alguns destes centros são líderes nas suas áreas, avaliados regularmente por painéis internacionais. Existem ainda unidades de apoio a atividades culturais, de formação e de ensino. No que respeita à transferência de conhecimento, a UC aprofunda a política de inovação através do INOV.C, um Ecossistema de Inovação que integra mais de 500 parceiros. Como resultado destas dinâmicas, em 2022, a UC geriu um total de 475 bolsas de projeto (368 bolsas nacionais e 107 bolsas internacionais), tendo sido contratualizado um montante total de 86,42M€ para apoio a projetos de ensino, investigação, inovação e outros projetos institucionais.
No presente, projeto, participa, o Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas (ISISE) e o Departamento de Engenharia Química.
O Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas (ISISE) é um Centro de Investigação e Desenvolvimento multidisciplinar, criado em 2007, envolvendo os Departamentos de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra (UC) e da Universidade do Minho (UM). Em 2020, o ISISE foi avaliado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia e obteve a classificação de EXCELENTE. O ISISE é constituído por Docentes, Investigadores Efetivos, Investigadores Pós-Doutorados (em regime de contrato), Estudantes de Doutoramento, Outros Investigadores e Pessoal Técnico-Administrativo.
Aos dias de hoje, o ISISE é um centro multidisciplinar, com investigadores com competências em diversas áreas de saber: engenharia civil, engenharia mecânica, química, projeto, design, arquitetura, ciência de materiais, tecnologias digitais de fabrico, nomeadamente as tecnologias de fabrico aditivo entre outras.